segunda-feira, 23 de maio de 2011

////

Mais Uma linda história de ADOÇÃO

Lindo dia de sol em Ribeirão Pires uhuuuuuu, céu azul e tudo!!!
Para começar mais essa semana uma linda história de amor  e cegonha bebada que não entrega a criança no lugar certo e a mãe tem de correr lá buscar.

Essa moça linda, alegre e muito bacana  da foto, éa minha amiga Cláudia e seu esposo o Enrico,  hoje em dia considero  minha amiga apesar de não nos vermos o tanto que eu gostaria, mas é uma daquelas pessoas que ou você ama ou você odeia, não dá para ser indiferente a ela com seu jeito expansivo e caloroso. Minha amiga vive as duas formas de maternidade, gerou o Lucca e adotou a Camila. Ela mesma nos conta essa experiência maravilhosa:
" Bom Gláu,

Detesto fazer textos, prefiro ir deixando fluir....
AÍ VAI: (Faça as adaptações que quiser, ok??)
Adoção da Camila
É estranho falar sobre a adoção da minha filha. Porque eu não acho que eu adotei ela, sabe? Acho que fomos ambas adotadas...
Vou tentar me explicar.
Quando eu era menina, minha primeira boneca foi um bebezão da Estrela (lembram??)...Seu nome era Camila. Houveram outras, várias, é claro, mas eu tenho a "Camila" até hoje...Velha, carequinha, com chuquinha de um lado, sem nem pintura mais, mãos roídas...Mas ali, para me lembrar, que não sei como, nós já nos pertencíamos.
Minha primeira viajem a praia (quando eu já podia me lembrar) foi por volta de uns 5 anos...Adivinhem??? A praia toda só me chamava de Camila, e eu quase mato minha mãe de raiva por "me fazer de surda" aos seus insistentes chamados "Claudia!!! Claaaauuudiaaaa!!!" - Não era a Claudia!! Eu era a Camila!!! - mas minha mãe acabou por me desmascarar...
Enfim, eu cresci, e a "Camila" foi esquecida...
Passei a me dedicar aos namoros, aos estudos...O que seria meu futuro??
Eu só tinha UMA certeza: Eu SERIA MÃE!!! E eu queria ser MÃE de um jeito intenso, eu queria PARIR e ADOTAR - sempre foi este meu sonho.
Me formei médica, noivei no mesmo ano, compramos um apartamento e no ano seguinte eu já estava grávida, conforme o planejado. Meu bebê era um menino, saudável, e eu agora já sabia o que era PARIR. Mas não estava bom assim. Eu queria mais. A adoção sempre foi planejada por nós, mas achávamos que "cairia do céu", pode-se dizer...Eu não sabia nada sobre como era a PRÁTICA...Quando resolvemos que era hora de sermos pais novamente meu bebê tinha 2 anos. Ele pedia um irmão ou irmã. Decidimos procurar saber mais sobre COMO adotar, e foi muito frustante!!! Soube que teria que passar por entrevistas, levaria anos, teria formulários, filas...Foi uma ansiedade MUITO MAIOR que a da gravidez, pois NÃO TINHA DATA!!! Para se ter uma idéia, eu nem sequer sabia que se escolhia algo...eu achava que a criança disponível era entregue e pronto! (Como tive que estudar sobre adoção!)...
Corri para o computador e conheci os grupos de apoio a adoção (GVAA-AEA -Grupo virtual de apoio a adoção: Adoção Um exemplo de amor) e ATE- Adoção tardia e especial). Fui muito bem recebida, as vezes eu mal me continha ao perceber como eu não sabia de NADA...E amei!!!!! Pronto, lá estava eu, MÃE de primeiríssima viajem, tentando o segundo filho!!!
Na VIJ( Vara da Infância e Juventude) eu preenchi o formulário, e, graças a Deus, meu marido também queria sentir a paternidade "vir", queríamos que tivesse a sensação da ansiedade, da espera, da imaginação (como será meu filho/a??). Ampliamos a faixa etária (poderia vir desde um bebê até uma criança de 7 anos), deixamos raça, sexo e naturalidade como outra surpresa, e fomos para casa. "Grávidos" de uma criança inimaginável!!! Era muito difícil isso de não saber quem seria meu filho, como seria, nem uma pista! E começou a espera...Gente! Mas NUNCA vão nos ligar??? E começou as ligações semanais a VIJ...Ainda nada??
Nossa VIJ tinha uma peculiaridade, eles costumavam ligar mesmo para crianças diferentes das do perfil do casal, tentando inseri-las dentro da própria localidade. Rimos. Se o telefone tocasse e fosse da VIJ já sabíamos que diríamos "SIM!!!", não importa qual fosse o caso.
Foi então que me liguei: O que eu estou fazendo aqui em casa????
Vou BUSCAR meu filho/a!!!
E passei a procurar nas comunidades, pois muitas tem "criança procura família"...
Liguei para VIJ de tantos lugares...Minha conta de telefone era um absurdo!! Liguei até em Roraima. Eu tinha juntado um bom dinheirinho para buscar a criança onde ela estivesse.
Foi então que, em minhas buscas, tinha UMA criança em que EU era a primeira da fila!!! Foi no GVAA-AEA. Um casal havia desistido de uma adoção e a criança NÃO TINHA PRETENDENTES!!!
Corri para ligar na VIJ, passei por fax toda a minha habilitação, expliquei que estava cadastrada nacionalmente e esperei. A criança estava ainda em destituição. Mas eu era a primeira da fila e podia me decidir a esperá-la, o que, OBVIAMENTE, foi o que fiz. Foi aí que eu PERCEBI que deveria saber algo sobre ela...(detalhes, detalhes...). Falei com meu amigo que tinha me indicado a ela, e perguntei tudo: Era uma menina de 7 anos, linda, cabelos escuros, olhos escuros, um sorriso...Ela era Potiguar...e ADIVINHEM??? SEU NOME ERA CAMILA!!!! Eu nunca tinha a visto em minha vida, mas já podia imaginá-la...Não aguentei esperar...Descobri o abrigo dela e liguei para lá, anunciando: "Eu quero falar com a Camila. Aqui é a MÃE dela!!"! O pessoal do abrigo, ao contrário do que eu imaginava, já esperava que eu aparecesse!! A assistente social já havia comunicado a minha intenção de adotar a CAMILA, e eles já tinham contado a ela, pois ela estava em um quadro depressivo e a psicóloga achou melhor contar logo. Eu nem acreditava!! Eles me passaram PARA ELA FALAR AO TELEFONE!!!! Ao ouvir a vozinha dela começou o choro...ou melhor, a inundação (da minha parte, porque ela só falava baixinho em risadinhas "oiii"...Achei melhor desligar.
A partir daí minha conta ficou ainda mais cara!! Era de hora em hora "Alô?? Aqui é a MÃE da Camila!!!"...e lá vai falar como a esperava, que eu ia buscá-la, que tinha que esperar papéis de adulto, que o vôo era longo, e nem sei o que mais para segurar a ansiedade...
Depois DISSO TUDO é que esse meu amigo me deixou ver a FOTINHO dela!!!!! Ele mostrou rápido, no msn, e depois tirou...e eu, ainda mais rápido, colei no computador a foto dela!!! Mandei para as avós, tias, primos!! O irmãozinho aqui já começava a falar e dizia "Camiiiááá´?? Cadê cê???"...Gente, como é difícil viver sabendo que sua filha está num abrigo!! Mandei travesseiro perfumado, cartas, desenhos...tudo pelo correio, para ela lembrar de mim...
Até que, numa manhã de janeiro (mais ou menos uns 3 meses depois de eu mandar minha documentação) a AS me ligou que saíu a destituição do poder familiar da Camila e que eu poderia ir buscá-la, era só avisar quando, e...Nem deu tempo!! Ja marquei o vôo!!!! Foi muuuito as pressas!! Nem deu para fazer mala direito, e lá fomos nós!! Mãe, pai e irmão, atrás da nossa CAMILA...
Fomos direto para o abrigo, pois era final de semana, solicitamos que ela não voltasse mais a dormir no abrigo, ligamos no telefone pessoal da AS...Foi autorizado!!! NUNCA MAIS MINHA FILHA IA DORMIR NO ABRIGO!!!!!!
O primeiro encontro foi no pátio do abrigo...Ela com os cabelos penteados para trás (ela mesma penteou), vestidinho jeans branco (tem ainda), sandalinha dourada "Gisele Bunchen"...E um SORRISO!!!
Nos abraçamos e foi o parto mais lindo que eu já vi!!! Foi um parto ATIVO!! Ela e eu, AMBAS, se conhecendo, se aceitando!! Ela me disse que eu era "bunitttinha"...Ela é linda!!!!!! O mais incrível foi conhecer quem É A CAMILA. Porque ela já veio falando, andando, rindo...Eu perdi esses primeiros passos...Mas foi uma SURPRESA conhecê-los!!! Ela anda de pernas um pouco abertas, ela ri batendo palmas, ela fica de mal com um beiço jamais visto!!! Ela ADORA a Branca de Neve e de bonecas bebês (aliás, a "Camila", lembram dela?? Ganhou uma "mamãe" também, rsrs), ela é MUIITO arteira!!! Apronta e depois fica olhando para gente com cara de "não fui eu!"...Não gosta muito de português, mas é ótima em matemática. Adora aprender a tocar instrumentos, cantar...Não é muito "fã" de esportes, mas corre que quase voa!!! É muito "avoada", vive se machucando nas brincadeiras, e sempre quer "liderar" a turma...Adora brincar de maquiagem e ver filmes de princesas...Também adora assustar o irmão menor com estórias de vampiros e fantasmas, mas no fundo quem se assusta é ela!!
Essa é a MINHA FILHA. E eu até hoje não sei...Quem é que ADOTOU QUEM???





Isso para mim, é a coisa mais FANTÁSTICA E EMOCIONANTE das ADOÇÕES TARDIAS...Não basta ADOTAR, tem que ser ADOTADO também, afinal, não é um bebê, mas sim uma criança, que tem SENTIMENTOS PRÓPRIOS, tem UM JEITO ESPECIAL......e, quando a gente sente isso, SER MÃE É MUUUITO BOM!!!


Ah...para quem se pergunta "Mas e como ficou ela mais velha que o seu primeiro filho???", eu vou contar uma coisa: TER IRMÃO SEMPRE É BOM, E AMBOS CONCORDAM COM ISSO. Adulto é que tem medo de "não de adaptar" aos outros...as crianças, SEMPRE SE ADAPTAM. SEM NEURAS!!"


 Agora me responde...precisa muito para ser feliz? Você não se orgulharia de uma filha linda assim? Filho é presente de Deus e não se recusa um presente independente do tamanho do pacote não é mesmo?
Beijos e ótimo dia
Glau

0 Comentários.

Comente!

    Postar um comentário