sexta-feira, 16 de setembro de 2011

////

Tem como não se indignar? Adoção e devolução

Leia a notícia veículada pelo Portal Terra ( LINK AQUI)  e aí conversaremos...

SC: casal perde guarda de filhos adotivos ao tentar devolver 1 deles


16 de setembro de 2011 • 11h16 • atualizado às 11h30 Comentários

Notícia
 A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou a sentença da comarca do Vale do Itajaí e determinou o fim da guarda dada a um casal para dois irmãos biológicos adotados. Segundo os autos, seis anos após a adoção, o casal procurou uma assistente social para informar que estavam com dificuldades no relacionamento com o filho adotivo mais velho e que, por esse motivo, gostariam de abrir mão da criança.
Após longa análise, uma equipe multidisciplinar concluiu que os pais adotivos mantinham uma atitude discriminatória em relação ao menino adotado, deixando de lhe assegurar alguns direitos básicos, diferentemente da forma como agiam com a irmã, também adotada, e com o filho biológico.
O filho biológico do casal estudava em escola particular enquanto os filhos adotivos estudavam em escola pública. Por esse e outros motivos, uma psicóloga que acompanhou o processo, considerou o casal despreparado para assumir a paternidade adotiva. A psicóloga que ouviu o menino afirmou que lhe faltava amor. Além de ofendido costumeiramente, ele ainda era obrigado a lavar os lençóis que usava.
Após a decisão em 1º grau, o casal decidir reaver o direito sobre as crianças. O relator da matéria, desembargador Joel Dias Figueira Junior, não levou o pedido em consideração. "O prejuízo causado pelo casal desponta já na atitude de terem assumido o pedido de adoção do menino, quando desde sempre sabiam que não o queriam. Fizeram-no apenas e tão somente para garantir a realização do seu desejo de ter a adoção da irmã. Agora, pretendem novamente repetir a ação. Ao verificarem que a menina deseja a companhia do irmão e que, legalmente, a previsão é de manutenção dos vínculos fraternais, mudam completamente todo o discurso feito neste processo e ao longo destes seis anos, para dizer que querem e desejam os dois", disse.
O casal foi condenado a pagar uma multa de R$ 80 mil a ser dividida igualmente entre as crianças, com depósito na caderneta de poupança vinculada ao juízo, até completarem 18 anos.

Agora vamos lá...


80 mil é muuuuuitoooo pouco!
Novamente essas crianças perderam o referêncial de família, novamente essas crianças foram tiradas de um mundo que bem ou mal era delas! Mais uma vez terão de recriar e recomeçar a sua história do zero praticamente!
Deixarão de dormir num quarto que lhes era familiar, conviver com pessoas com as quais tinha laços de afeto, terão novos amigos e novas escolas e agora mais velhos terão pouquíssimas chances de serem recolocados numa família substituta...80 mil não paga nada disso!
E o filho biológico? Não vai ser adolescente nunca? Para onde poderiamos devolver os muitos milhões de filhos biológicos que estão se drogando nesse momento? E os que espancam homossexuais nas ruas?
Não me conformo com os argumentos...e sabe o que é mais triste? Isso acontece praticamente todo dia!!! Só eu conheço uma que já está na devolução da segunda de três irmãs...suuuperrr normal né ?
Por isso que bato muito na tecla de que participar de grupos de apoio é fundamental, conhecer a realidade de outras famílias é fundamental ... e saber que o seu príncipe e a sua princesinha um dia irão crescer e não serão principes e princesinhas dos professores, dos namorados, de seus chefes...na adolescência eles virarão ogrinhos mesmo...e aí tu vai devolver pra onde? Se for adotivo devolve como se fosse um brinquedinho com defeito. Aí paga um dinheirinho e dorme com a consciência tranquila né ? Será que dorme?
Essa era uma postagem que eu não gostaria de ter de fazer...
Beijos e um fim de semana iluminado
Glau

Obrigada a Luciana que comentou e me mostrou essa reportagem

0 Comentários.

Comente!

    Postar um comentário